terça-feira

0

A Pedra Filosofal de JK Rowling


JK Rowling, ao longo de 7 anos, teve a morte de sua mãe, o nascimento de sua primeira filha, o divórcio com seu primeiro marido e foi atingida por uma crise financeira e pessoal, até que realizou o primeiro dos sete livros da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, até o último, Harry Potter e as Relíquias da Morte, em 2007.

Rowling é a 1ª escritora alquimista bilionária do mundo, e com todos os méritos. Ela disse:
 “Era tão pobre quanto uma inglesa pode ser sem virar uma mendiga. Então, parei de fingir ser o que eu não era e coloquei toda minha energia no único trabalho que me importava”.

Na série literária, o menino-bruxo Harry Potter passa por estes 7 processos alquímicos, 7 vezes, em 7 livros. Esses 7 processos são psicológicos, e são:

O Primeiro Estágio chama-se Calcinação, e o Alquimista que sofrerá a Transmutação, nesta fase inicial, sequer conhece o seu próprio potencial.

O Segundo Estágio chama-se Dissolução, e o Alquimista já principia a perceber-se de algumas verdades sobre si mesmo através dos processos.

O Terceiro Estágio chama-se Separação, e o Alquimista já conhece A Verdade sobre si, e o começa uma nova jornada existencial, enquanto indivíduo, pois o passado já não tem qualquer significado para ele.

O Quarto Estágio chama-se Conjunção, e o Alquimista expande e pesquisa mais potencialidades em sua nova jornada existencial, e renova-se em entusiasmo e tenacidade.

O Quinto Estágio é a Fermentação, é a etapa na qual o potencial do Alquimista deve ser  aprimorado com autoconfiança e perseverança.

O Sexto Estágio é a Destilação, é a Etapa na qual o Alquimista sente seu potencial e percebe que deve desenvolver-se.

O Sétimo Estágio chama-se Coagulação, é a Etapa na qual o alquimista reúne e articula todas as  ciências desenvolvidas nas 6 etapas anteriores.

Para Jung,  todos os processos alquímicos são uma grande metáfora para o que ele chamou de ‘processo de individuação’, que nada mais é do que uma profunda autotransformação psicológica. Jung entendia a Alquimia como sendo uma antiga forma de psicologia, segundo ele:

A alquimia está na base de nosso jeito moderno de ver as coisas. É como se ela já tivesse estudado a fronteira da consciência”.

Os 4 elementos da alquimia simulam os 4 tipos principais de se perceber o mundo e de personalidade para cada um, e Hogwarts possui 4 Casas, com 4 Mestres Criadores, que eram todos distintos entre si, e os colegiais são dispostos em uma Casa logo ao chegar em Hogwarts, muito mais em consonância com suas personalidades do que com seus potenciais enquanto futuros magos ou bruxas. 

A saga, que cobre toda a formação de Harry, tem 7 livros, tal como a Alquimia é um processo subdividido em 7 fases, e ao final, o metal supostamente vira ouro. As semelhanças não param por aí, e até gostoso procurar pelos detalhes de suas influências já assumidas, como bem condiz com sua condição, há muito tempo. 

Ela disse; “eu não queria ser Bruxa, eu queria ser Alquimista, que é bem diferente. Para inventar este Mundo Bruxo, eu tive que aprender um monte de alquimia. Não sei se algum dia vou conseguir usar tudo nos livros”.

Mesmo que não chegue a se utilizar de todo seu conhecimento alquímico em seus futuros livros,  A Pedra Filosofal – de Harry e de Rowling – junto a toda a essa série incrível, continuará mesmo a ser uma pedra filosofal, e em tudo que tocar, se tornará ouro.




0 comentários:

Postar um comentário